terça-feira, 16 de março de 2010

ENERGIA DE EMPARELHAMENTO – P

Energia de repulsão forte sofrida por um elétron que tenta entrar em um orbital que já possui um elétron neste mesmo orbital. Para um metal 3dn com n= 4 a 7, a configuração do estado fundamental do complexo formado irá refletir os valores relativos do parâmetro de desdobramento do campo ligante e da energia de emparelhamento. Para complexos constituídos por metais que apresentam 3dn com n variando de 4 a 7, é possível ocorrer a formação de complexos de spin alto (campo fraco) ou de spin baixo (campo forte).
Para emparelhar elétrons, desobedecer a regra de Hund, é preciso gastar energia (energia de emparelhamento). Qual situação ocorreria mais facilmente? A de spin baixo ou a de spin alto? Depende; ocorrerá a situação mais favorável energeticamente e isso depende dos valores de 10Dq e de P.

Se 10Dq  P, a força do campo é forte e portanto desobedece a regra de Hund, favorecendo uma estrutura de spin baixo (devido aos elétrons emparelhados).

Se 10Dq  P, a força do campo é fraca e portanto obedece a regra de Hund, favorecendo uma estrutura de spin alto (devido aos elétrons desemparelhados)



Elaborado pela professora Renata Leal.

2 comentários: